Arquivo do blog

Encontros Literários no Novo Nicho pra Santa

Encontros Literários no Novo Nicho pra Santa, na Casa Lygia Bojunga, Santa Teresa, Rio de Janeiro.
Visite:

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Algumas palavras, alguns livros, 24

O sumiço das flores

                                 ninfa parreiras

Segundo livro de Filomena Silman (ilustrações Emerson Pereira, J. A. Cursino Editores), O sumiço das flores relata a história da menina Fifi, que se depara com baldes de flores chegando em casa. Ia ter festa? O que era aquilo? Ela e sua amiga separaram as flores pelas cores. Brincadeira e muita imaginação foram vividas atreladas a pensamentos cheios de dúvida pelo quintal e pela vizinhança. Os adultos ficavam ora em silêncio, ora sem palavras. 
Aquelas horas transcorreram rapidamente e Fifi se surpreendeu com os baldes vazios e algumas folhas boiando. Para onde foram aqueles coloridos buquês? Por que os adultos não conversavam com as crianças?
A perda da avó é o assunto deste conto que mostra o ponto de vista das meninas, com as suas inseguranças e questionamentos. E mostra ainda a dificuldade dos adultos em conversarem sobre as perdas com as crianças.
Filomena Silman estudou na Estação das Letras, no curso de Literatura Infantil, por muitos anos. Atualmente, mora fora do Rio de Janeiro e volta todo mês para compartilhar seus escritos com um pequeno grupo de amigas. No encontro de fevereiro, trouxe seu lindo livro pronto.

Falar com as crianças sobre morte, partida, doença, perdas é uma forma de respeitar a infância. Uma boa conversa nos ajuda a elaborar as coisas que não entendemos bem e que as explicações racionais não dão conta.  
Na literatura, os assuntos e temas tabus podem e devem ser abordados, preservando o olhar da criança, seus sentimentos e indagações. Foi o que Filomena fez, com muito cuidado e lirismo. Que venham outros contos compartilhados entre amigas. Afinal, a literatura e a amizade são alimentos para nossa alma.


Lúcia Morais lê o conto O sumiço das flores no grupo de amigas.
(fotos: arquivo pessoal, verão 2017)